Prefeitura Municipal de Assú

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Instituto Seta, que errou feio em 2016 e 2018, volta 'atacar'


O Instituto  Seta vai dar o ar da graça novamente e  divulgar  levantamento em Mossoró em parceria com um blog auto-declarado como anti-rosalbista  e que faz raivosa oposição,  mais pessoal do que administrativa. Faltando um ano e meio para as eleições de 2020, tanto a pesquisa quanto o instituto escolhido soam esquisitos.

Em 2016, o Instituto Seta errou feio no dia 2 de outubro, data da eleição municipal. Anunciou empate numérico e não apenas técnico entre Rosalba Ciarlini, com 34% e Tião Couto, com 33% com indicativo de vitória de Tião pela tendência de crescimento eleitoral. Abertas as urnas, Rosalba venceu com 51% do eleitorado a seu favor contra 39% de Tião Couto, maioria no patamar de dezenas de milhares de votos. Um erro grosseiro, que ultrapassou qualquer limite do razoável e que explicitou desejos, intenções e erros. A famosa margem de erro, passou longe, fora violentada.

Como se não bastasse, o proprietário do instituto, notório simpatizante do PT, vinculou-se ao então governador Robinson Faria(PSD) e, coincidência ou não, passou a divulgar números destoantes da avaliação  do gestor. Robinson foi considerado disparadamente  pelo Ibope o pior governador do Rio Grande do Norte nos últimos 30 anos, mas chegou a estar empatado tecnicamente – apenas na Seta -, com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo(PDT), que disputou o segundo turno com a Fátima Bezerra.

No dia 27 de agosto,  em parceria com o Blog do BG, divulgou Fátima com 26% das intenções de votos no primeiro turno e o empate técnico de Carlos Eduardo com 13% e Robinson Faria com 10%, apontando indefinição e avanço do governador rumo ao segundo turno. No dia seguinte choveram análises dando como certa uma queda de Carlos Eduardo e a assunção de Robinson ao 2º turno.

Os votos voltaram a desmoralizar o instituto. Carlos Eduardo obteve 32,45% da votação enquanto Robinson até superou os 10% da Seta, mas não passou de 11,85%, completamente fora da disputa na segunda fase do pleito. Robinson, ao contrário do que pregava a Seta, alcançou somente 8% na capital, superado pelo candidato Breno Queiroga, do Solidariedade.

Na última pesquisa divulgada pelo instituto mais um resultado inusitado, colocou Bruno Giovanni, proprietário do Blog do BG, e divulgador do instituto e seus levantamentos durante o governo Robinson como a “maior liderança política”de Natal. BG apareceu em 1º lugar para prefeito de Natal.

É preciso cautela com os números que virão do Instituto, “coletados”, segundo fonte privilegiada, durante o período de fortes chuvas em Mossoró, o que distorce por cerca de dias  a resposta do entrevistado. Houve uma levantamento de um ocredibilizado instituto de fora que fez pesquisa no formato tracking( pesquisa diária) e mostrou que as enchentes de ruas ocasionadas pelas chuvas mexeu com o mossoroense por exatos 3 dias,

No quarto dia após a chuva mais aguda, a opinião dos mossoroenses voltou a se normalizar ao estágio anterior das chuvas, que diga-se de passagem foram comemoradas pela oposição tal qual torcedor de futebol vibra com o gol de seu time. Com esse ressurgimento após a pesquisa fajuta no dia da eleição, que resultou em processos judiciais eleitorais, diga-se, não é estranho afirmar que, quem não tem voto, caça com Seta.

Nenhum comentário: