Prefeitura Municipal de Assú

terça-feira, 16 de abril de 2019

CEREST regional Mossoró realiza programação durante Abril Verde


O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) deu início a programação do Abril Verde no último dia 04, em parceria com o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NURSAT) da II URSAP, com a realização de oficinas de construção de propostas para os Municípios da região atendidos pelo Centro de Referência.

Durante este mês o CEREST está realizando uma programação para celebrar o mês de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho na cidade e região. Essa iniciativa faz parte da programação do Abril Verde, um movimento que busca despertar a cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Desde o início de abril que as equipes do CEREST vêm realizando orientação em sala de espera do Centro Clínico Prof. Vingt-Un Rosado (PAM do Bom Jardim) falando sobre a temática. No dia 24 o momento será com os servidores da CAERN. Logo em seguida, no dia 26 com a UPA e UBS do Santo Antônio, além da UPA do Alto de São Manoel. Outras unidades e empresas privadas terão também as assistências intensificadas pelo CEREST neste mês.

Em Mossoró, a programação oficial do Abril Verde é articulada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do CEREST e II URSAP, através do NURSAT. Nos últimos anos, o Abril Verde tem abordado temas amplos e muito atuais. Em 2017, foi a Previdência Social e os Impactos na Saúde do Trabalhador. Em 2018, a Saúde Mental, Doenças e Transtornos Relacionados ao Trabalho. Já a programação em 2019 tem como meta ampliar e fortalecer as ações na região.

CEREST

O CEREST de Mossoró é um dos quatro Centros de Referência do Estado do RN que tem um trabalho voltado para a prevenção e promoção da saúde do trabalhador, tendo seu alcance estendido para mais 25 cidades da região Oeste. O CEREST realiza diversas visitas a instituições públicas e privadas para despertar a importância da prevenção da saúde do trabalhador, bem como a segurança no ambiente de trabalho.

No CEREST os trabalhadores oestanos podem contar com a assistência de médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, fonoaudiólogo, psicólogo, técnico de enfermagem do trabalho, engenharia de segurança e assistente social. Somente no ano passado o CEREST realizou mais de 1,3 mil atendimentos diretos.

Para solicitar a assistência e outras informações do CEREST o trabalhador pode entrar em contato pelo telefone 3315-2523. O CEREST está localizado na Rua Afonso Pena, no prédio do PAM do Bom Jardim. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Nenhum comentário: