quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

UBS ofertam vacina contra Febre Amarela

Apesar do Rio Grande do Norte não estar incluído entre as áreas de risco de Febre Amarela, é preciso ficar atento para em casos de viagens para outras regiões do país. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é recomendada para moradores das regiões Norte e Centro-Oeste, parte do Nordeste (Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), do Sudeste (Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e do Sul (oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Em Mossoró, quem for viajar para um desses locais considerados de risco deve procurar uma destas quatro Unidades Básicas de Saúde, no prazo de 10 dias antes. São elas: Maria Soares da Costa, Dr. José Fernandes de Melo, Dr Lucas Benjamin e Francisco Pereira de Azevedo. “Indicamos que só se deve tomar a vacina quem for para áreas de risco. Esse atendimento é concentrado, porque o imunobiológico precisa de alguns cuidados especiais”, explicou o secretário de Saúde de Mossoró, Benjamin Bento.

A vacina de febre amarela deve ser administrada em duas doses, seja para crianças ou adultos. As crianças devem recebê-la aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, já fica protegido para a vida toda. Para quem não tomou as doses na infância é necessário tomar uma vez, que tem efeito durante 10 anos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças que baixam a imunidade, a exemplo do lúpus, câncer e HIV. Outras restrição é a imunização da população idosa, além de grávidas e alérgicos a gelatina e ovo. 


Fonte: Secom/PMM

Nenhum comentário: