Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Município prepara inauguração do SVO

A Prefeitura Municipal de Mossoró prepara a abertura do novo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que se dará em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A inauguração se dará no dia 24 de maio, na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), situada no bairro Aeroporto.

O novo SVO investigará causas de óbitos desconhecidas, mal definidas ou sem assistência médica. Essa investigação, além de facilitar a emissão de declaração de causas de mortes, também intensificará o trabalho em torno do quadro epidemiológico do município. É que o conhecimento das causas de mortes, hoje tidas como desconhecidas, fará com que o município possa tomar medidas mais eficazes na prevenção e no combate às doenças.

O serviço funcionará nas instalações da FACS e também será um importante equipamento para colaboração didática e científica da comunidade acadêmica da Uern. O recebimento dos óbitos se dará no horário das 8h às 12h. A estrutura contará com 10 técnicos de necropsia, quatro patologistas, 1 histopatologista, 2 assistentes sociais, 2 auxiliares de gestão e 2 diretores.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, o SVO poderá receber óbitos de mais de 60 municípios do RN. “A Prefeitura custeará a folha de pagamento dos profissionais e aquisição de insumos; a Uern entra com a cessão do espaço e de alguns equipamentos, e o Ministério da Saúde com uma ajuda financeira de R$ 40 mil por mês”, explica.

Ainda de acordo com a secretária, o novo serviço será um salto importante para a saúde pública municipal. “O equipamento irá nos trazer informações confiáveis sobre as causas de mortes e fortalecerá nossas estatísticas de saúde, que terão dados mais concretos para trabalhar a prevenção e o combate às doenças”, relata, destacando que mortes violentas ou suspeitas continuarão com o Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP).


A solenidade de inauguração contará com a presença do prefeito Francisco José Júnior, da secretária de Saúde Leodise Cruz, do reitor da Uern Pedro Fernandes Neto e de diversas autoridades da universidade e do Município. O evento de abertura está previsto para ser iniciado às 16h, na estrutura já equipada para receber o SVO, nas instalações da FACS.

Fonte: Assecom/PMM

Nenhum comentário: