Para oferecer maior
comodidade aos usuários da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte
(Caern), está sendo implantando um novo serviço de análise de contas que
apresentam consumo excessivo. Dessa forma a empresa evita o deslocamento do
cliente aos escritórios a fim de registrar o atendimento (RA) que é o início do
processo. De acordo com o novo procedimento, quando o técnico faz a leitura do
hidrômetro e verifica que o consumo de água foi superior a cinco vezes a média
dos últimos meses, a fatura é retida e o consumidor recebe um aviso contendo as
orientações. A partir daí é feito um Registro de Atendimento (RA), sem a
presença do usuário, para apurar as causas da alteração no consumo.
Uma das instruções ao
consumidor é para a disponibilizar os serviços eletrônicos da Caern, através da
Loja Virtual, inserida no site ou telefonar par um dos números contidos na
própria conta na parte superior à direita. O Aviso adverte que foi registrada
uma leitura de hidrômetro e constatado um consumo muito superior ao esperado.
Para evitar transtornos, a Caern retém a conta para análise e posteriormente
enviada. A empresa recomenda verificar a existência de vazamentos no imóvel.
VAZAMENTOS
A maioria dos excessos no
consumo de água acontece por causa de vazamentos internos, muitas vezes não
percebidos pelos usuários. O assessor Comercial José Dantas informa que quando
isso acontece e o cliente retira o vazamento, a Caern retifica a conta que
apresentou o “estouro” de consumo e faz outra com base na média de consumo dos
seis meses anteriores ao vazamento. Mas adverte que o conserto do vazamento
deve ser providenciado rápido porque de acordo com as normas e procedimentos da
companhia, só é possível retificar até duas contas.
Os vazamentos mais
frequentes são encontrados em válvulas de descargas, em boias quebradas,
tubulações antigas e enterradas, torneiras e chuveiros que extravasam e
mangueiras com pequenos furos. Comprovada a existência de vazamentos, o
proprietário deve consertar imediatamente o dano, informando à companhia a
solução do problema para obter desconto na emissão da nova conta.
No aviso entregue ao
cliente, é apresentado o histórico de consumo dos últimos seis meses para que o
consumidor avalie a quantidade de metros cúbicos de água consumida mês a mês
pelo imóvel. O assessor Comercial, José Dantas, recomenda aos usuários que
façam sua própria leitura, anotando os números aparentes no hidrômetro para que
sejam comparados com o consumo do mês anterior e assim evitar surpresas com os
excessos e valores elevados.
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