Prefeitura Municipal de Assú

sábado, 19 de julho de 2014

Técnicos da Agricultura visitam famílias no campo

As chuvas registradas em Mossoró não foram boas para o trabalhador rural, que perdeu grande parte – ou toda – da produção agrícola. A Secretaria Municipal de Agricultura fala em 80% de prejuízo. E não se tem mais como recuperar. O jeito é direcionar os agricultores ao Programa Garantia Safra. E, por isso, as famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que aderiram ao programa já estão recebendo visitas dos técnicos da pasta.

O engenheiro agrônomo Edimar Teixeira, técnico vistoriador do Município, desde o dia 27 de junho que vem realizando visitas às 75 famílias de comunidades e assentamentos rurais. Estão sendo feitas vistorias nos assentamentos Quixaba e Recanto da Esperança.

Os recursos financeiros disponibilizados para as famílias em 2014 serão de R$ 850,00. “Muito importante para as famílias que não puderam colher com o inverno devido à estiagem. O total de recursos financeiros que entrará no Município através do programa é de mais R$ 2,2 milhões”, disse Edimar.

O Programa Garantia Safra, ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores e às familiares de municípios onde sejam constatadas possíveis perdas de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico, situados na área de atuação da SUDENE.

Edimar destaca que o programa de apoio à agricultura familiar é fundamental para as famílias que dependem da agricultura. Segundo ele, o programa tem recebido todo o apoio da municipalidade e o número de adesão vem crescendo em Mossoró. “Em 2009, apenas 896 famílias aderiram ao programa. Em 2014, foram 2.626 famílias. Ou seja, em cinco anos houve um incremento de 1.730 famílias”, confirma.

O Programa servirá para reparar parte da perda dos agricultores, com recursos destinados ao preparo da terra para o plantio, aos tratos culturais com capinas e controle de pragas, como também para auxílio na aquisição da cesta básica da família no período seco do ano, até o próximo período chuvoso.


Os agricultores começarão a acessar os recursos do Programa Garantia Safra após a conclusão dos trabalhos de vistoria e aporte dos recursos de contrapartida do município de Mossoró e do Governo Estadual.

Nenhum comentário: