Prefeitura Municipal de Assú

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Prefeitura de Mossoró propõe convênio com a Polícia Militar


A prefeita Cláudia Regina (DEM) inicia negociações com a Secretaria de Segurança Pública para formalizar um convênio para execução do Programa de Apoio a Prevenção e Combate a Violência em escolas, unidades de saúde, prédios e logradouros públicos e áreas críticas da cidade de Mossoró/RN, com uso de policiais militares, fardados, armados e munidos do equipamento de proteção individual, em regime de escala especial. 

Ao longo do ano, aconteceram vários encontros com representantes do executivo, legislativo e polícia militar, para discussões em torno da proposta. Agora, com a decisão da prefeita, começa uma nova e decisiva fase, dedicada aos ajustes finais e efetivação da parceria.

O programa terá uma comissão gestora de caráter paritário composta por técnicos da prefeitura e da polícia militar, que indicará os locais de atuação e quantidade necessária de efetivo. A remuneração dos policiais será garantida pela prefeitura.

O professor e vereador Francisco Carlos, defensor desta idéia desde o início do mandato, lembra que “Policiais em dias de folga poderão atuar em áreas indicadas pela  prefeitura. Na prática, isso implicará na ampliação do número de policiais em atividade de proteção ao cidadão e repressão à criminalidade”. O foco são as escolas, unidades de saúde e outros prédios e logradouros públicos, como praças e mercados e áreas de alta vulnerabilidade.

Na sua mensagem anual, Claudia Regina apresentou três áreas prioritárias: saúde, segurança e mobilidade urbana. Duas delas já receberam ações de grande porte. A saúde com a contratação de 10 leitos de UTI pediátrica e, agora, a segurança, com o convênio com a Polícia Militar.

Com essa ação, a prefeitura deverá se tornar referência para todo o RN em termos de cooperação com as forças de segurança. Outras ações também estão sendo pensadas, como o fortalecimento da guarda municipal e ampliação do vídeo monitoramento, entre outras medidas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: