Prefeitura Municipal de Assú

terça-feira, 29 de março de 2011

'Conhece-te a ti mesmo'

O calcanhar de Aquiles do rosadismo é, verdadeiramente, a Apamim. Até hoje nenhum membro da diretoria apresentou á imprensa uma prestação de contas eloquente e satisfatória. Sim, a população merece e deve ser informada do que realmente se passa no complexo hospitalar. Uma entidade filantrópica e mantida com recursos públicos é, também, interesse coletivo. Não só da diretoria, e sim de toda a comunidade.

Dia desses o jornalista Lenilson de Freitas questionou, via Twitter, o posicionamento do blog acerca do tema. Ora, meu caro, é bem simples: vivo em comunidade e estou antenado com as questões políticas e sociais. Sugiro que faça o mesmo. O mundo não gira em torno de uma só pessoa. O fato de ser membro da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mossoró não me impede de ter opinião própria. Da UERN, saí faz um tempinho. Melhor se atualizar.

Isto posto, não é todo mundo que dispõe de um plano de saúde. Daí ser necessária e rápida uma espécie de prestação de contas popular e aberta, para que todos possam saber o que realmente se passa na Apamim. Todos devem estar e ficar cientes das dificuldades. Se financeira, já que a maioria se beneficia dos serviços, quem puder ajudar... Se for administrativo, aí é outra história. É preciso rever conceitos e atos.

O blog não fez nenhuma defesa do apócrifo "Paulo Doido", mas o post abaixo foi o bastante para colegas "tirarem onda". Nesta manhã a jornalista Iuska Freire, da Gazeta do Oeste, enveredou por este caminho e perguntou: "como vai a vida, doido?". Uma clara alusão ao apócrifo alvo de ação cautelar movida pela deputada Sandra Rosado (PSB) e pelo vereador Lahyre Rosado Neto (PSB).

Ora, ora. A imprensa estaria perdendo seus valores? O fato de criticar a postura política de uma deputada federal e de um vereador acerca do tema em debate, do desvirtuamento que está sendo feito para uma pura vantagem política agora é "crime"?

É por isso que a sociedade é tão subserviente ao poder. É por momentos como esse que se chega a pensar que ninguém conhece verdadeiramente ninguém. O jornalista que tiver alguma opinião própria sobre algo, e estiver trabalhando em alguma agência (de comunicação) não pode escrever nadica de nada acerca de um momento real da sociedade.

Sejamos realistas: tudo envolve política. A quem está enveredando pelos caminhos da comunicação, uma dica: leiam, leiam e leiam. Procurem pelo conhecimento. Do passado vem os ensinamentos ao futuro. Comecem devorando "A Política", de Aristóteles. Caso prefiram, "O Mundo de Sofia", uma leitura menos densa, facilitaria uma melhor compreensão do pensamento aristotélico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com boa parte de suas palavras. O mundo é política. Mas espero que você não fuja do real quando precisar criticar alguma coisa "ruim" da Prefeitura;
Sem dois pesos e duas medidas, por favor.
Estarei esperando por esse dia. Vou elogiá-lo, pode ter certeza.

Ah! e eu não toco em banda. Nunca toquei. Melhor se atualizar.

Ancorada disse...

Aff... já te expliquei que você entendeu tudo errado... "Doido" eu sei que você não é... Quem disse que profissionais da comunicação sempre se comunicam (entre si) bem? Acontece de, às vezes, tudo sair desordenado, incompreendido e confuso...

Doído é esse momento... Mas espero que o mal entendido esteja desfeito.

Iuska Freire