Prefeitura Municipal de Assú

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Tibau chega aos 15 anos nesta terça-feira

A cidade praia de Tibau está debutando nesta terça, dia 21, quando fará quinze anos de sua emancipação política. Em 21 de dezembro de 1995, o então governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho, sancionou a Lei n° 6.840, criando o município de Tibau, desmembrando-o, definitivamente, do município de Grossos. No dia seguinte, 22, o Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte publicou o ato do governador do estado sancionando a decisão da Assembléia Legislativa de criar o município de Tibau.
A data sempre confunde imprensa e os munícipes porque a emancipação foi num dia e, no seguinte, a publicação do ato de emancipação. Quinze anos depois de emancipada, a população de Tibau, segundo dados do censo 2010, do IBGE, chega a 3.687 habitantes, e algo em torno de pouco mais de 3.600 eleitores. Mas na alta estação, durante o período de dezembro a fevereiro, a cidade recebe mais de cinquenta mil novos moradores.
No feriado, terça, não haverá expediente em repartições públicas, escolas e comércio em geral. Tibau tem atualmente, o prefeito mais jovem do país, Rafael Freire, com 22 anos de idade e foi eleito no dia 20 de junho deste ano, através de eleição suplementar, pela coligação PMDB-DEM.
Rafael afirma que o momento não é propício para uma grande festa. Rafael Freire, que assumiu o cargo em 16 de julho, através de eleições suplementares, comunica que não haverá comemorações, em virtude da atual situação econômica do executivo tibauense, que optou por manter o funcionalismo em dia, já que os recursos arrecadados no período são insuficientes para fazer as duas coisas.
O prefeito Rafael Freire explica que a festa será modesta e esportiva. A Gerência de Esportes promoverá o Torneio de Emancipação de Tibau, de 20 a 22 de dezembro, de segunda a quarta. Trata-se de um torneio de futsal nas categorias masculina e feminina. Os jogos serão realizados na quadra de esportes, à Rua Padre João Venturelli, com premiação em troféus e ternos para as equipes vencedoras, explica o Gerente de Esportes, Armando Hermínio.
Tibau, quando era distrito de Grossos, não tinha médico e nem havia ensino médio nas escolas e faltava água e energia com frequencia nas residências. A Caern e a Cosern ampliaram a estrutura e melhoraram os serviços, inclusive durante a alta estação.
O comércio era o mínimo possível. Hoje, pouco mais de 50% das ruas do município tem calçamento, porém ainda não tem saneamento básico, mas tem médico 24 horas, dois PSF – Programa Saúde da Família - atuando, e um Posto de Saúde, na zona rural, em Gangorra.
Em cinco meses da nova gestão, a saúde é a área em que mais há melhoria e desenvolvimento, pois Tibau tem atualmente dez médicos plantonistas, três dentistas, três enfermeiros, dois psicólogos, além de técnicos de enfermagem. A cidade ganhou uma sala de fisioterapia totalmente equipada, um gabinete odontológico, um aparelho de raio X e outro de eletrocardiograma. Nos próximos dias entregará à população um laboratório de análises clínicas. A farmácia está com um bom estoque de medicamentos.
O crescimento no número de habitantes e visitantes, trouxe junto o aquecimento do comércio, como supermercados, padarias, farmácias, lojas de confecções e até uma loja de eletrodomésticos recentemente instalada. No plano arquitetônico da cidade hoje são vários condomínios de luxo construídos e outros obras.
Em se tratando de gestão administrativa, o prefeito, Rafael Freire, ingressou com ações na justiça para retirar o município da inadiplência, já que o mesmo está com restrições no TCE e TCU, para isso, esteve recentemente em Brasília, onde visitou alguns ministérios e a bancada federal.
O turismo ainda é uma atividade embrionária no município. São poucos bares e restaurantes, um hotel e cinco pousadas. Através da Secretaria de Turismo, barraqueiros e a mão de obras de pousadas e restaurantes estão participando de cursos de capacitação no SEBRAE.
A cidade já foi disputada pelos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Passou a ser Tibau, palavra que vem do idioma tupi e significa entre dois rios, fazendo uma referência direta à terra de areias coloridas que fica entre o rio Jaguaribe e o rio Apodi-Mossoró.
A povoação ganhou prosperidade pela beleza de sua praia e do forte apelo turístico. Em 1948, o povoado chegou à condição de distrito. Localizado na região litorânea do Médio Oeste potiguar, o município de Tibau está a 320 km de distância da capital e a 42 da cidade de Mossoró.
O forte da economia de Tibau é o turismo, cujo aquecimento acontece no período de veraneio, que vai do mês de dezembro até o Carnaval. A beleza das praias tibauenses encanta os visitantes. Nesta época do ano, a cidade recebe visitantes oriundos de Mossoró, do alto oeste e de algumas cidades paraibanas, que possuem residências na cidade.
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: